domingo, 3 de junho de 2007

Kyushu ( Uma das principais regiões )

Kyushu significa "nove províncias", da sua antiga estrutura administrativa; é uma ilha montanhosa um pouco maior que a Formosa, divida em duas partes: o norte francamente rico, urbanizado, industrializado e o sul, pobre, com uma agricultura de subsistência. Apesar do clima quente e da longa estação de colheitas, efetuando-se duas por ano, a terra arável é escassa. Kyushu está ligado a Honshu pela ponte de Kammon (1500 metros) e por túneis, incluindo um para Shinkansen (trem-bala).

O norte de Kyushu tem sio, ao longo do período moderno, um centro industrial, primeiro de seda e de algodão e depois, por volta de 1900, de aço. Em 1963, as cidades de Moji, Kokura, Yahata, Tobata e Wakamatsu juntaram-se, formando a cidade de Kita Kyushu (no norte de Kyushu).

Para sudoeste de Fukuoka, situa-se a terra sulfurosa e árida do Parque Nacional de Aso, no centro do qual se encontra um vulcão ativo, o Aso, com a sua enorme cratera. Nakadake, a cratera ativa, possui 600 m por 1200 m de largura e 160 m de profundidade.

Nagasaki situa-sen no topo da bela e profundamente recortada baía de Nagasaki, que se abre para o continente e para o sul. A partir do século XVI, Nagasaki foi um porto comercial para os portugueses, ingleses, holandeses, coreanos e chineses. Enquanto muitos países ocidentais foram expulsos do Japão no século XVII, aos holandeses foi-lhes permitido manter um posto comercial na pequena ilha de Dejima, no porto de Nagasaki, durante o chamado período de isolamento. Atualmente, Nagasaki tem mantido as suas características comerciais. Durante os períodos Meiji e Taisho, a cidade estabeleceu grandes contatos comerciais com a China e o sudoeste asiático. Com o seu belo porto natural, esta cidade foi também um centro importante de estaleiros. A 9 de agosto de 1945 foi destruída pela segunda bomba atômica. Mais de 73.000 pessoas morreram e muitas mais vieram a sucumbir devido à radiação. Após a reconstrução, Nagasaki voltou a ser uma cidade comercial e industrial. A Mitsubishi tem aí situados os seus estaleiros, a sua siderurgia e indústria de máquinas.

Kagoshima é a cidade mais importante de Kyushu. Tem uma situação privilegiada, para a baía do vulcão ativo Sakurajima. Durante séculos, esta região foi dominada pela família Shimazu, do domínio de Satsuma. Os jovens samurais de Kagoshima desempenharam um papel importante durante a restauração Meiji. Esta zona também é famosa pelo arroz e pela cerâmica. Sakurajima faz parte do Parque Nacional de Kirishima-Yaku, com mais de vinte crateras vulcânicas, e a ilha de Yaku, com florestas de cedros virgens e o monte Miyanoura, com mais de 1930 metros de altitude.