Grande parte do cenário político japonês do pós-guerra esteve dominada pelo Partido Liberal Democrático (PLD), bem como pelo Partido Socialista Japonês, conhecido agora como Partido Social Democrático, ambos constituídos em 1955. Este "regime de 1955" continuou até 1993. Em julho desse ano o PLD perdeu sua maioria no parlamento, fazendo com que a sua administração fosse subsequentemente substituída por um governo de coalizão formado por oito partidos não alinhados ao PLD. Este acontecimento marcou o fim do regime de 1955. Já em dezembro de 1994, a maioria dos partidos que formavam o gabinete de coalisão de 1993 se uniram a fim de formar o Novo Partido de Fronteira. Em setembro de 1996, um grande número de membros da Dieta oriundos do Novo Partido Sakigake e do Partido Social Democrático, abandonaram suas legendas e estabeleceram o Partido Democrático. O Novo Partido de Fronteira foi extinto em dezembro de 1997. Isto resultou na formação de um novo Partido Liberal e de outros cinco menores partidos. Mais tarde, alguns desses partidos menores se uniram ao Partido Democrático, o qual se tornou o segundo maior partido japonês, perdendo apenas para o PLD.
Em janeiro de 2002, os principais partidos políticos possuíam o seguinte número de parlamentares na Casa dos Representantes (480 assentos no total): PLD 242; Partido Democrático 125, Novo Komeito 31, Partido Liberal 22, Partido Comunista Japonês 20, Partido Social Democrático 19 e Novo Partido Conservador 7. Já na Casa dos Conselheiros (247 assentos no total) a composição era a seguinte: PLD 111, Partido Democrático 57, Novo Komeito 24, Partido Comunista Japonês 20, Partido Liberal 8, Partido Social Democrático 7 e o Novo Partido Conservador contava com 5 representantes. Não obstante os dados estarem desatualizados, a partir deles é possível ter uma noção do equilíbrio de forças no cenário político do Japão contemporâneo.
Os principais partidos políticos do Japão atual são o Partido Liberal Democrático, o Partido Democrático, o Novo Komeito, o Partido Liberal, o Partido Comunista Japonês e o Partido Social Democrático.